FRASES JURÍDICAS




"... a Justiça continuou e continua a morrer todos os dias. Agora mesmo, neste instante em que vos falo, longe ou aqui ao lado, à porta da nossa casa, alguém a está matando. De cada vez que morre, é como se afinal nunca tivesse existido para aqueles que nela tinham confiado, para aqueles que dela esperavam o que da Justiça todos temos o direito de esperar: justiça, simplesmente justiça. Não a que se envolve em túnicas de teatro e nos confunde com flores de vã retórica judicialista, não a que permitiu que lhe vendassem os olhos e viciassem os pesos da balança, não a da espada que sempre corta mais para um lado que para o outro, mas uma justiça pedestre, uma justiça companheira quotidiana dos homens, uma justiça para quem o justo seria o mais exato e rigoroso sinônimo do ético, uma justiça que chegasse a ser tão indispensável à felicidade do espírito como indispensável à vida é o alimento do corpo..." 
(José Saramago – Pensador Português)


“ O direito é um poder passivo ou pacificado pelo Estado e é sinônimo de poder, pois sem esta participação e legitimação democrática, só resta a violência, a descrença e a barbárie.” 
(Hannah Arendt – Filósofa )
                                                                                                           
  
“ A DIGNIDADE HUMANA é a qualidade  intrínseca e distintiva reconhecida em cada ser humano que o faz merecedor do mesmo respeito e consideração por parte do Estado e da comunidade, implicando, neste sentido, um complexo de direitos e deveres fundamentais que assegurem a pessoa tanto contra todo e qualquer ato de cunho degradante e desumano, como venham a lhe garantir as condições existenciais mínimas para a vida saudável, para que tenha bem-estar físico, mental e social, além de propiciar e promover sua participação ativa e co-responsável nos destinos da própria existência e da vida em comunhão com os demais seres humanos.” 
(Ingo Sarlet – Juiz e Jurista brasileiro)


"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto"
(Rui Barbosa)

“Quando vou a um país, não examino se há boas leis, mas se as que lá existem são executadas, pois boas leis há por toda parte” 
(Montesquieu)

"Juízes, não sois máquinas! Homens é o que sois!"
(Charles Chaplin, em "O Último Discurso")

“Cometer injustiça é pior do que sofrê-la” 
(Platão)


"Conheci um químico que, quando no seu laboratório destilava venenos, acordava as noites em sobressalto, recordando com pavor que um miligrama daquela substância bastava para matar um  homem. Como poderá dormir tranqüilamente o juiz que sabe possuir, num alambique secreto, aquele tóxico subtil que se chama injustiça e do qual uma ligeira fuga pode bastar, não só para tirar a vida mas, o que é mais horrível, para dar a uma vida inteira indelével sabor amargo, que doçura alguma jamais poderá consolar?"
(Piero Calamandrei)


“Interpretar a lei é revelar o pensamento, que anima as suas palavras”
(Clóvis Bevilaqua)


"Quando se quer mudar os costumes e as maneiras, não se deve mudá-las pelas leis"
(Montesquieu)


“As leis são sempre úteis aos que possuem e nocivas aos que nada têm”  (Jean-Jacques Rousseau)


"É preciso que os homens bons respeitem as leis más, para que os homens maus respeitem as leis boas"
(Sócrates)

“O fim do Direito não é abolir nem restringir, mas preservar e ampliar a liberdade”  (John Locke)

"As leis abundam nos Estados mais corruptos"
(Tácito)

“A mais bela função da humanidade é a de administrar a justiça” (Voltaire)

"Avocatus non ladrum"
(Santo Ivo)

“A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça por toda parte” (Martin Luther King Jr.)

"Se o amor da riqueza é, no advogado, maior que o amor da honra, troque de profissão. Procure outra em que, para chegar à riqueza, não seja estranhável que abandone a honra"
(Plínio Barreto)

“Constituição brasileira. Artigo único: Todo brasileiro fica obrigado a ter vergonha na cara” 
(Capistrano de Abreu)


"LUTA. Teu dever é lutar pelo Direito. Mas no dia em que encontrares o Direito em conflito com a Justiça, luta pela Justiça"
(Eduardo Couture)

“A justiça sustenta numa das mãos a balança que pesa o direito, e na outra, a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força brutal; a balança sem a espada é a impotência do direito”  
 (Rudolf von Ihering)


"Plágio é quando se rouba de um autor. Pesquisa é quando se rouba de vários autores"
(Wilson Mizner)

"O advogado deve sugerir por forma tão discreta os argumentos que lhe dão razão, que deixe ao juiz a convicção de que foi ele próprio quem os descobriu"
(Piero Calamandrei)

Qualquer governo é melhor que a ausência de governo. O despotismo, por pior que seja, é preferível ao mal maior da Anarquia, da violência civil generelizada, e do medo permanente da morte violenta.


Não há coisa mais fácil que enganar o homem de bem.
(Baltasar Gracián )


O juiz é o direito tornado homem. Na vida prática, só desse homem posso esperar a proteção prometida pela lei sob uma forma abstrata. Só se esse homem souber pronunciar a meu favor a palavra justiça, poderei certificar-me que o direito não é uma promessa vã.
(Piero Calamandrei)

[...]Mas justiça atrasada não é justiça, senão injustiça qualificada e manifesta. Porque a dilação ilegal nas mãos do julgador contraria o direito escrito das partes, e, assim, as lesa no patrimônio, honra e liberdade... Os tiranos e bárbaros antigos tinham por vezes mais compreensão real da justiça que os civilizados e democratas de hoje [...]
(Rui Barbosa)

[...] o problema do fundamento dos direitos humanos teve sua solução atual na Declaração Universal dos Direitos do Homem aprovada pela Assembléia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948. (...) A Declaração Universal dos Direitos do Homem pode ser acolhida como a maior prova histórica até hoje dada do consensus onminum gentium sobre um determinado sistema de valores. (...) Somente depois da Declaração Universal é que podemos ter a certeza histórica de que a humanidade – toda a humanidade – partilha alguns valores comuns; e podemos, finalmente, crer na universalidade dos valores, no único sentido em que tal crença é historicamente legítima, ou seja, no sentido em que universal significa não algo dado objetivamente, mas algo subjetivamente acolhido pelo universo dos homens [...]
(Noberto Bobbio)

“As leis são como as teias de aranha que apanham os pequenos insectos e são rasgadas pelos grandes.” 


"Violar um princípio é muito mais grave que transgredir uma norma qualquer. A desatenção ao princípio implica ofensa não apenas a um específico mandamento obrigatório mas a todo o sistema de comandos. É a mais grave forma de ilegalidade ou inconstitucionalidade, conforme o escalão do princípio atingido, porque representa insurgência contra todo o sistema, subversão de seus valores fundamentais, contumélia irremissível a seu arcabouço lógico e corrosão de sua estrutura mestra."
( Bandeira de Mello – Jurista Brasileiro)


“ Onde Não houver respeito pela vida e pela integridade física e moral do ser humano, onde as condições mínimas para uma existência digna  não forem asseguradas, onde não houver limitação de poder, enfim, onde a liberdade e a autonomia, a igualdade e os direitos fundamentais  não forem reconhecidos e minimamente assegurados, não haverá espaço para dignidade humana e a pessoa não passará de mero objeto de arbítrio e injustiças.” 
(Ingo Sarlet – Juiz e Jurista brasileiro)


“ A respeito da injustiça é cometida de duas formas: pela violência e pela fraude. uma diz respeito á raposa, outra ao leão. todas duas são indignas do homem, mas a fraude é a mais desprezível. de todas as injustiças a mais abominável é a desses homens que, quando enganam, procuram parecer homens de bem !” 
( Túlio Cícero – Orador – advogado e filósofo romano)

“ Os que acham que a MORTE  é o maior de todos os males é porque não refletiram sobre os males que a INJUSTIÇA pode causar.” 
(Sócrates – Filósofo grego)




Comentários

WILSON CAMPOS disse…
Mara,
Seu blog está cada vez mais instigante.
As frases jurídicas, particularmente, são nota dez.
Abs.
Wilson Campos.
BH/MG.
Carla Elisio disse…
Mara quero lhe parabenizar pelo blog! adorei...
Eny Prestes disse…
Mara Paula.
Eu fiquei encantada com seu blog. Parabéns. Sinto orgulho de ser brasileira e existir mulher como voce, culta, inteligente. Eny Prestes
Eny Prestes disse…
Mara
add seu blog porque admiro o belo. Voce é uma pessoa inteligente. Sou advogada e adoro em minha peças processuais fazer citações jurídica. Está de parabéns. Eny Prestes
Moaceny disse…
Parabéns pelo seu trabalho no blog!!! Só uma pequena contribuição: em vez de "Avocatus non ladrum"', o correto e "Advocatus et no latro". A frase nao e de Santo Ivo, mas em referencia a ele. De toda sorte nao se esta afirmando que o advogado e ladrão, porque a frase completa e: "Sanctus Ivo erat Brito, advocatus et non latro, res miranda populo", isto e, Santo Ivo era Bretão, advogado e nao ladrão, coisa de se admirar". Em verdade, e uma rima para brincar com os bretoes, na idade media. Abc!
Unknown disse…
Sem duvida um dos melhores blog Jurídico , a forma que você junta as ideias é tipica de uma grande jurista , Parabéns que deus ilumine seu futuro .
Parabéns pela seleção de frases. Adorei a de Montesquieu.

"Quando vou a um país, não examino se há boas leis, mas se as que lá existem são executadas, pois boas leis há por toda parte”

Perfeita para a situação caótica que tem ocorrido em São Paulo no momento.
Anônimo disse…
Blog que me faz refletir todos os dias! Estou expandindo...levando essas frases para todos os lugares inclusive para minha vivência!

Obrigado
Anônimo disse…
ÓTIMAS frases. Sugiro colocar algumas sobre justiça em latim (com tradução para o português).

Parabéns!
lais.congo@hotmail.com disse…
Mara, adorei seu blog,frases muito lindas.
Dayron no Brasil disse…
vou usar uma dessas frases em um trabalho da faculdade. todas ótimas!!!
Dayron no Brasil disse…
vou usar uma dessas frases no trabalho da faculdade. todas estão ótimas!!!

Anônimo disse…
quero saber o que significa quod probandum est
Anônimo disse…
Adorei as frases catalogadas por você.
Oportunamente, parabenizo pelo trabalho, que é para mim, é de profunda valia.
O Brasil precisa de pessoas com visão ampla, e que façam mudanças paulatinas, nos conceitos de conhecimento e defesa de suas próprias idéias.
Anônimo disse…
[es excelente porque todas as elas tem a mesma pitada de sabor
Unknown disse…
Adorei o Blog, Parabéns!

Postagens mais visitadas deste blog

Descoberto DÓLMEN em Senador Pompeu - CE. LOCAL SAGRADO PRÉ-HISTÓRICO PERDIDO NO SERTÃO DO CEARÁ – COM VÁRIOS DÓLMENS EDIFICADOS POR UMA POVO QUE ALÉM DE UM LUGAR RELIGIOSO – MÍTICO E MÁGICO - ESCULPIU VÁRIOS ANIMAIS NA ROCHA PURA – DA ERA NEOLÍTICA – VALE A PENA VER E SERÁ UM ORGULHO PARA O BRASIL

ESTABILIDADE GESTACIONAL - DA ESTABILIDADE DA GRÁVIDA SERVIDORA PÚBLICA, CONTRATADA, CARGO EM COMISSÃO OU COM QUALQUER VÍNCULO COM A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

Matéria sobre a Descoberta do Dólmen em Senador Pompeu - Ceará: Monumentos Pré-históricos Tornam-se Mitos no Sertão